O APL das agroindústrias Familiares do Vale do Taquari foi enquadrado no Programa Estadual de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais em agosto de 2013. 

O APL integra agroindústrias e empreendimentos familiares rurais como pizzaria, café colonial, restaurante, cutelaria e artesão/ãs que utilizam na produção produtos da agricultura familiar. As agroindústrias que integram o APL produzem e comercializam uma diversidade de produtos, tais como: açúcar mascavo, melado, rapadura, aipim minimamente processado, conservas, doces, geleias, embutidos (salame, linguiça, copa), banha, torresmo, farinha de milho (milho crioulo e convencional), farinha de trigo integral, frutas em calda, frutas e hortaliças in natura, panificados (cucas, pães de milho, pães coloniais, biscoitos, palitos, entre outros), pizzas e massas congeladas, queijo, mel e própolis e sucos. 

O APL desenvolve ações com os seguintes objetivos:

  • Agregar valor aos produtos produzidos na agricultura familiar, gerando renda no meio rural. 
  • Contribuir para o aperfeiçoamento da produção a partir de cursos e palestras. 
  • Ampliar o acesso a mercados. 
  • Incentivar o desenvolvimento econômico local e regional a partir da ampliação do consumo de produtos, equipamentos e insumos produtivos. 
  • Estimular a cooperação e interação entre as agroindústrias do APL na aquisição de insumos e comercialização de produtos. 
  • Contribuir para a preservação dos saberes e cultura local.
  • Incentivar a permanência no meio rural a partir da geração de emprego e renda. 

Programa Estadual de APL: https://desenvolvimento.rs.gov.br/programa-de-fortalecimento-das-cadeias-e-arranjos-produtivos-locais-apls

Observatório Brasileiro APL: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/observatorioapl