Empresas apoiadas pela política industrial do Governo do Estado na região do Médio Alto Uruguai receberam, na manhã da quinta-feira (28), gestores do Executivo gaúcho. A agenda faz parte do 3º Encontro dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Agroindústria Familiar e Alimentos, que teve sua abertura oficial às 18h, em Iraí.
O diretor da AGDI Sérgio Kapron e o diretor do BRDE José Hermeto Hoffmann, juntamente com representantes das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Rural, integrantes do APL de Agroindústria Familiar do Médio Alto Uruguai e da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai estiveram nas indústrias Agrodanieli (frangos), de Trindade do Sul, e Acadrolli (suínos), em Rodeio Bonito. As duas empresas são empreendimentos apoiados por financiamentos do BRDE.
“São empreendimentos que tem uma interface com o Arranjo Produtivo aqui da região. Queremos agregar a matéria-prima e a produção das empresas que formam o APL de Agroindústria do Médio Alto Uruguai com a produção destas empresas, gerando renda, conhecimento, oportunidades de trabalho para a juventude e desenvolvimento para a região, que era carente de investimentos e conseguiu reverter este cenário”, avaliou Kapron.
A comitiva do governo estadual visitou ainda as obras da Labema Alimentos, agroindústria de suínos com previsão de empregar 250 trabalhadores. Também participou desta visita o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.
Encontro
O 3º Encontro dos Arranjos Produtivos Locais das Agroindústrias Familiares do RS foi aberto oficialmente na noite de quinta-feira (28). Realizado em Iraí, o evento reuniu gestores de arranjos deste setor econômico e tem como objetivo avançar na organização dos APLs e nas adequações aos Sistemas de Inspeção Municipal (SIM) e Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf). Além disso, foi avaliado o estágio atual dos arranjos, e apresentados os Planos de Desenvolvimento e o Fundo APL.
Na oportunidade, os gestores comemoraram o aniversário de um ano da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai – Admau. A instituição, apesar do pouco tempo de atuação, já é considerada um exemplo organizativo de articulação de desenvolvimento regional.
Ainda na noite de quinta-feira, representantes dos municípios de Iraí, Erval Seco, Nova Boa Vista, Pinhal, Rodeio Bonito e Pinheirinho do Vale entregaram ao coordenador de Adesão ao Municípios do Susaf, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Luis Fernando Dalcin, solicitação de auditoria de equivalência do Susaf. “Até dezembro de 2013 nós tínhamos sete documentações de município. E só hoje aqui foram entregues outras sete”, destacou Dalcin.
Participam do 3º Encontro dos APLs de Agroindústria Familiar e Alimentos, os arranjos da região Celeiro, Médio Alto Uruguai, Missões, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e APL Alimentos da Região Sul.