Representando a região do Vale do Taquari, 18 Agroindústrias familiares participam da Expodireto Cotrijal, que acontece de 4 a 8 de março, em Não me Toque.

Conforme Alano Tonin, Engenheiro Agrônomo e Assistente Técnico Regional da Emater, o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), hoje transformado em Política Estadual de Agroindústria Familiar, permitiu alavancar o processo de formalização e implantação de muitas agroindústrias na região. Segundo Tonin, na área de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-ASCAR de Lajeado, e do APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, muitas agroindústrias que trabalhavam na informalidade, assim como novas foram formalizadas. Comprovação disso é o grande número que estão participando da Expodireto Cotrijal, neste ano. A região tem como predominância a colonização alemã e italiana, que trazem consigo a cultura de transformação de matérias primas produzidas nas propriedades.  Essas características, o saber fazer, a diversidade de produtos, a necessidade de agregar valor à produção primária, são pontos que colaboraram para o grande número de agroindústrias legalizadas na região. 

Conforme Eliane Kolchinski, coordenadora do APL, a grande participação na feira mostra a importância da agricultura familiar na região, que possui uma grande diversidade e qualidade dos produtos produzidos nas propriedades.

Jackson, sócio proprietário da agroindústria familiar, queijaria Dorf de Teutônia, comenta que é a terceira vez que participa da expodireto. Segundo Jackson é uma feira de bons negócios e prospecção de novos clientes. Comenta que ouve das pessoas, que vão a expodireto que precisam passar pelo pavilhão da agricultura familiar porque encontram diversidade e qualidade de produtos.

Maciel Slaifer, proprietário da Agroindústria Slaifer de Encantado, participa pela quarta vez na feira. Segundo Slaifer, a Expodireto a cada ano supera as expectativas, sendo que clientes que compraram em anos anteriores sempre retornam, em virtude da qualidade dos produtos comercializados. Neste ano, foram lançados 2 novos produtos pela agroindústria: geleia de mirtilo com pimenta e uva com pimenta, que está tendo uma grande demanda. 

O principal ponto positivo apontado pelos expositores, é o grande público que circula. A expectativa de público para a feira é de mais de 300 mil pessoas.

0
X