Na última sexta-feira (16) aconteceu no auditório Duroc do Parque João Batista Marchese em Encantado, durante a Suinofest 2017, o 8º Encontro dos APLs de Agroindústrias e Alimentos. Participaram do encontro os APLs do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Missões e Alto e Médio Uruguai.
Os gestores apresentaram o cenário atual de cada APL, relatando os projetos em andamento e as perspectivas futuras de cada arranjo. A temática central do debate foi a política de apoio aos APLs, anteriormente vinculada a extinta Agencia de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e atualmente, o programa de APLs está sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).
O programa de APLs recebia aporte de recursos do Banco Mundial para promover o desenvolvimento regional e de diferentes setores produtivos. Contudo, o convênio entre Estado e Banco Mundial está próximo do encerramento a exemplo dos recursos destinados os APLs.
Do encontro, encaminharam-se ações para a mobilização de diferentes entidades visando a realização de uma audiência pública estadual e de um encontro com o Governador do Estado, José Ivo Sartori durante a Expointer, em Esteio.
Seminário Regional de Inovação
O “Seminário Regional de Inovação do Vale do Taquari: Um novo olhar para a produção de alimentos”, realizado na última sexta-feira (16) teve por objetivo debater e promover a cultura da inovação e do empreendedorismo na cadeia produtiva de alimentos. A programação contou com a apresentação de cases de instituições e empresas que trabalham diretamente com o tema. Foram apresentados os cases da Tecnovates, por Simone Stülp, da empresa Baldo, por Leandro Gheno, da empresa Moinho Sangallli, por Tatiana Sangalli e da empresa Tacta Food, por Cristina Leonhardt. Como cortesia, ao final do curso foi realizado o sorteio de uma vaga para o módulo de Rotulagem Geral de Alimentos do curso de Formação em Gestão de P&D da Tacta Food. A contemplada foi Maria Inez Lorenzi Vian, da Agroindústria Primo Solle, de Encantado.